domingo, 18 de novembro de 2007

Ghee

Muita gente me tem perguntado o que é e como se faz Ghee, pois este ingrediente aparece quase sempre nos pratos indianos e é sempre utilizado nos Pujas – rituais hindus (e também budistas) em que se ofereçe a luz proveniente da queima da ghee a um(a) deus/deusa ou á imagem dum(a) Guru. (claro que isto é uma descrição muito simplificada e incompleta dessas cerimónias).

Assim, decidi postar a receita da ghee neste mês de Novembro.

Ghee é manteiga clarificada, ou seja, é manteiga á qual se extraiu certas substâncias que para os sábios hindus e budistas são nocivas tanto para a saúde física como para o crescimento espiritual. E para obter ghee basta ter manteiga SEM sal. Infelizmente nem todos os supermercados a têm e quando há é muito mais cara do que a com sal. (não é isto um tamanho disparate???).

Pôem-se a manteiga num tacho e leva-se ao lume. A manteiga derrete e começa a ferver. O lume tem de estar médio a fraco (dependendo do fundo do tacho). Convêm mexer regularmente. A partir dum certo momento a manteiga “destalha”. Quando deixar de fazer espuma e toda a matéria “destalhada” ficar no fundo – isto geralmente leva entre 10 a 15m – a ghee está pronta. Cuidado para não deixar queimar. Tem de estar transparente, ou seja, clarificada. Deixa-se arrefecer um pouco e decanta-se para uma frasco de vidro. As escórias (se estiverem muito escuras, a ghee queimou) e alguma espuma deitam-se fora..

Depois de completamente fria, fecha-se o frasco.

A ghee é uma substância que não precisa de frigorífico e, tanto quanto se sabe, dura para “sempre”. Aliás, quanto mais antiga, mais medicinal. A única coisa que estraga imediatamente a ghee é a humidade. Assim, o frasco tem de estar completamente seco e as facas também.

A ghee é um produto muito usado no sistema Ayurveda. Segundo os especialistas é a substância que mais rápidamente chega ás células, sendo assim usada como veículo para levar mais rápidamente o medicamento onde é necessário.

De acordo com o livro The Complete Book of Ayurvedic Home Remedies do Dr. Vasant Lad a ghee “aumenta o fogo digestivo, melhora a absorção e a assimilação dos alimentos. (…) Fortifica o cérebro e o sistema nervoso e melhora a memória. Lubrifica as articulações tornando o corpo mais flexível. Pacífica os doshas pitta (fogo) e vata (ar) e é okay para kaphas em doses moderadas.”