sexta-feira, 12 de outubro de 2007

dos Mestres

Foi difícil escolher um Mestre para ser o primeiro neste blog. Achei que não devia escolher um texto da minha Mestra Shantimayi, uma vez que isso iria parecer que a estava a destacar dos outros Mestres, como se a “minha” Mestra fosse melhor do que qualquer outro Mestre. Mas depois lembrei-me do Amor e gratidão que sinto; e, não podia ser de outra maneira: o primeiro texto é da Shantimayi.




(extraído e traduzido de http://www.shantimayi.com/)


(…)Maturidade nada mais é do que flexibilidade e flexibilidade é liberdade. A maturidade é o refinamento que abre o que parecia estar fechado, e torna claro o que de outro modo parecia escondido.
(…) A semente da maturidade é esta: não voltar a cair nas mesmas falhas sempre repetidamente.


Praticar é necessário. É fácil dizer que nada mais há a saber, nada mais há a aprender porque nós somos “A Verdade”. Bom, isso é verdade, nós somos “A Verdade”, não há como negá-lo (não é isso maravilhoso?). E, no entanto, afirmar a nossa divindade e não ter o conhecimento amadurecido dessa “Verdade” num sentido prático é o mesmo que afirmar que a água numa colher de chá é o Oceano. É verdade que água é água e que uma gota de água pode ser o oceano inteiro: uma vez que tenha sido despejada no oceano; nunca antes.


Aplica os ensinamentos no momento certo. Quando a separação e o egotismo estão exaltados, está disposto a aplicar um pouco de sabedoria. Aí, exactamente aí, a brecha é fechada e deitaste mais um pouco de água no oceano. Aí, a grande expansão do coração e da mente torna-se Um e a maturidade leva-te para lá das complicações e livra-te das adversidades. Então, a questão de transformar adversidade em condições favoráveis foi alcançada.
Tu tens sempre tudo o que precisas, não importa o que penses que te falta ou o que pensas que te poderia ser acrescentado. Não é preciso seres outra pessoa ou ter qualquer coisa melhor porque transformaste todas as condições desfavoráveis da tua vida em maturidade desperta e aprendeste a utilizar a sabedoria.
Shantimayi