sábado, 12 de janeiro de 2008

ANANDAMAYI MA

Anandamayi Ma foi uma mulher indiana, oriunda de uma família muito pobre do que é hoje o Bengaladesh, que se tornou conhecida como um dos mais extraordinários Mestres da História. Vale a pena ler a sua história que é uma fonte incrível de inspiração para qualquer devoto da Verdade – qualquer que seja o caminho que segue. O lugar do seu Maha Samadhi, nos arredores de Haridwar (o local onde foi cremada e viveu os últimos momentos) é um local a visitar. Todos os dias ás 18h há um puja (cerimónia de luzes e incensário) durante o qual a sua energia é fortemente sentida. Os excertos abaixo são traduzidos do livro “As the flower sheads its fragance”. Anandamayi Ma é, sem dúvida um dos maiores Mestres Bhakti Yoga que já existiu. Toda a sua mensagem é de Devoção e Amor ao divino.

- Sê verdadeiro de todas as maneiras. Sem pureza não se pode avançar em direcção ao divino.

- Perder tudo é ganhar tudo. (…) O que quer que ele (referindo-se ao divino, a Deus) faça a qualquer momento, é completamente benéfico, embora ás vezes, possa ser doloroso. Quando ele se manifesta como completa perda, existe a esperança de que ele se manifeste como completo ganho.(…) Na verdade, ele existe em todo o lado, em todos os tempos.

- Na vedrade tudo é a sua lei. Como pode alguém aceitar isto e ainda se sentir tão profundamente perturbado? É teu dever considerar tudo como sendo dele. O que quer que ele faça, tenta deixar que o pensamento nele te mantenha em paz.

- Enquanto houver desejo, a experiência do querer e do desgosto existirá – do ponto de vista mundano, naturalmente. O que quer que tu desejes que seja deste sempre mutante mundo, te trará desgosto apesar de, momentaneamente, alguma felicidade possa ser sentida. Procurar aquilo no qual não existe desgosto e tudo é encontrado é o único dever do ser humano.

- Á medida que a tua contemplação do Um se tornar ininterrupta, avançarás para a a completa e inquebrável Realização.

- O dia que acabou nunca mais voltará. Faz o melhor uso de cada precioso momento dedicando-te sempre á realização do teu próprio Eu.

- Em todas as coisas e em todas as pessoas, nada mais existe que o próprio Um. Tenta estar constantemente consciente para o facto de que, o que quer que seja percebido (visto), não importa de que maneira, nada mais é do que uma manifestação do ser supremo. Como pode aquele que vê estar excluído?

- Mantêm o teu pensamento em coisas divinas.(…) Tenta viver uma vida santa e simples, ou seja, establece-te em virtude e em bondade.

- Sem falhas ele faz o que é o melhor. Em qualquer situação em que possas ser colocado, lembra-te de dizer:”está tudo bem, isto é necessário para mim. É a sua maneira de me aproximar dos seus pês*”. Tenta permanecer satisfeito. Apenas por ele deve o teu coração ser possuído.

- Quando há um esforço constante para crescer na consciência do “isso que é”, há esperança de que, com o tempo, esta consciência possa ser permanente.

- Mantem-te sempre num estado que seja favorável á contemplação do divino

- Sê sempre verdadeiro no teu discurso, não desfaças os compromissos da tua auto- disciplina, devota-te á leitura de livros de sabedoria e ao Satsang**. Sustenta a companhia daqueles que te ajudam na tua procura, evita aqueles que te distraem; por outras palavras, agarra bem os que são bons e afasta os que são meramente agradáveis. Se assim viveres a ajuda que precisas virá a ti naturalmente – sem mesmo teres de a pedir.

- Todo o trabalho deve ser feito como serviço a Deus. Quanto mais tempo conseguires que o sentimento da sua presença te mexa por dentro, mais o teu corpo, a tua mente e as tuas acções progridem para o estado de ser divino.

*na India, pôr a cabeça aos pés (ou nos pés ) do Mestre., não é sinal de humilhação mas de Devoção. A sensação, na verdade é maravilhosa. No Ocidente perdemos tanto com o orgulho tantas vezes exagerado de individualidade e personalidade.

** Satsang, literalmente “na presença da Verdade”. Chama-se Satsang ao encontro entre o Mestre e os discípulos. Geralmente uma palestra em que os discipulos e outras pessoas podem fazer perguntas ao Mestre.