sábado, 12 de janeiro de 2008

Gostava de vos convidar para uma pequeno exercício. Fechem os olhos e lembrem-se de como era a vida em 1990 (ou seja, “ontem”).

A televisão a cores comemorava 10 anos de existência em Portugal – ainda nem toda a gente tinha comprado uma. Mas também para quê? ……. É que só havia 2 canais, o 1 e o 2. (havia as parabólicas ainda muito caras nesta altura e só com canais estrangeiros)

Não havia telemóveis.

Os computadores portáteis acabaram de aparecer mas custam uma fortuna. O sistema Windows ainda não existe. (esta até custa a acreditar!!!)

As câmaras digitais só existem na cabeça dos lunáticos da ficção científica.

Não existia sequer a ideia de viagens low cost.

A internet, com todas as suas quase infinitas possibilidades, ainda não existia e portanto eu ainda não vos podia enviar este texto.

Praticamente ninguêm bebia água engarrafada.

Só os estravagantes e pessoas estranhas falavam em “chã verde”, “aloe vera”, “isoflavonas de soja”, “bifidus activo e l.casei”.

Alguns fundamentalistas exagerados e histéricos falavam em “alterações climáticas”, “aquecimento global”, “os eucaliptos e a destruição da floresta portuguesa”, “consumismo exagerado e excesso de poluíção”, “necessidade urgente de recorrer a energias alternativas”.

Nessa altura, o verão era verão, a primavera primavera e as estações seguiam-se umas ás outras mais ou menos de 3 em 3 meses.

Serras como a da Estrela e a da Arga(no Minho), eram mantas de carvalhos, castanheiros e uma imensa variedade de outras plantas e animais.

Não havia aviões nem helicopteros a apagar incêndios e o números de casas destruídas e de mortos causadas por estes era quase nulo.

O preço do petróleo andava pelos 20$/por barril e a gasolina custava mais ou menos 30 centimos.

Ainda não existiam DVD´s e os Cd´s começavam a substituir os lp de vinil e as cassetes.

Agora abram bem os olhos e vejam a vida que levam e o mundo que vos rodeia.

Estamos melhor? Óptimo, então é para continuar!

Se estamos pior, é para mudar. Hoje, agora, já.

Por favor, deixem-se de desculpas esfarrapadas, deixem-se de merdices.

Acordem do ritual de vício consumista. Parem de se drogarem, de se entregarem. De serem fúteis, marias vai com todos.

Um abraço

Atimati