domingo, 10 de fevereiro de 2008

Dos Mestres

O Mestre deste mês é Fools Crow. Chefe Cerimonial dos Sioux Teton, sobrinho do mitíco Black Elk morreu sem deixar substituto em 1989 com 99 anos. Foi considerado um dos maiores santos (pessoa sagrada) Nativo Americano dos últimos 100 anos.

Os excertos são do livro “Fools Crow – Wisdom and Power” de Thomas E. Mails, publicado pela Council Oak Books. (para uma descrição da vida relatada pelo próprio Fools Crow, aconselho “Fools Crow” de Thomas E. Mails publicado pela Bison Books)

Para te tornares num osso limpo e oco*, tens de primeiro viver como eu vivo ou começar a fazé-lo. Tens de amar todos, pôr os outros em primeiro lugar, ser moral, manter a tua vida em ordem, não cometer nenhum crime e ter um bom carácter. Se não fizeres isto, serás fácilmente enganado e tornar-te-ás um osso oco para os poderes do mal.Deves servir os Altos Poderes por aquilo que seja razoável esperar. Se exigires mais das pessoas a quem ajudas (os Altos Poderes), qualquer poder que recebas virá do mal e prejudicará o que estiveres a fazer.

Se as pessoas vierem até ti apenas por curiosidade, querendo que faças alguma milagre para eles, deves ignorá-las. Wanka Tanka** e os Ajudantes têm mais do que fazer do que satisfazer a curiosidade de pessoas que não acreditam. O maior milagre não é algo inacreditável mas as milhares de vidas que foram mudadas. Os milagres nunca fizeram crentes.

*Fools Crow refere-se a “osso limpo e oco” aos curadores, feiticeiros e pessoas que queiram levar uma vida espiritual

**Wanka Tanka – “o mais Alto e o mais Sagrado”

Podes distinguir um verdadeiro curador de um imitador pelo que eles pedem em troca da sua ajuda. De acordo com o lugar onde vivem, toda a gente precisa de viver e de pagar as suas contas. Mas se eles pedirem mais do que for justo, afasta-te deles. São só imitadores e os seus poderes serão limitados. Eles podem falar bem, e eles podem ter criados cerimónias que te encantam, mas estas não serão cerimónias da tradição e não vieram dos Altos Poderes. Lembra-te, o Mal também pode fazer cerimónias.

P. -Acredita que uma rocha ou a terra tem sentimentos?

F.C. – Se tudo o que foi criado é essencial à vida, ao equilíbrio e à harmonia, então sim. Tudo depende de como pensas e defines Vida. Se acreditas que algo tem vida, então isso tem vida. Wanka Tanka ensinou-nos a pensar assim da criação, e, quando o fazemos, a vida que todas as coisas tem dentro delas aparece para nós e tratamo-las em conformidade. Nós não as usamos de forma errada nem abusamos delas. Uma coisa é calcar algo que tu achas que não tem nem vida nem sentimentos, e outra é fazê-lo quando achas que tem. Quando eu rezo a cada manhã, eu rezo para a saúde e a cura de toda a criação, não apenas a dos seres humanos. E peço a Wanka Tanka e aos Ajudantes que me ajudem a caminhar sobre a Avó Terra com compaixão e compreensão por tudo o que existe.

A maior parte das pessoas acha que construir grandes coisas é o que realmente importa, mas o maior e eterno previlégio que nós temos, é o de que, apesar das coisas que pensamos, dizemos e fazemos, os Poderes ainda estão dispostos a trabalhar através de nós.

As coisas que pomos entre nós e Wanka Tanka quando lhe pedimos ajuda: dúvida culpa, resistência, medo, egoísmo e dizer-lhe como e quando as coisas devem ser feitas..