domingo, 10 de fevereiro de 2008



O mês de Fevereiro é todo ele dedicado aos indios americanos, conhecidos agora por Nativos Americanos. A riqueza das suas tradições, arte e religião deviam ter sempre um lugar de destaque na vida daqueles que amam a natureza, a respeitam e a protegem.

O site da Saq´Be´ - www.sacredroad.org - Organization for Mayan and Indigenous Spiritual Studies (também em francés e espanhol) é muito bom. Sobre os Lakota (Sioux), e outras tribos mais ao norte o site www.thewildwest.org tem explicações simples sobre todas as formas de cultura dessas tribos. Outro site muito bom é www.nativeamericans.com

Tenham um bom mês e, como sigo o calendário da antiga religião da Deusa Terra, uma boa Primavera (que começou no dia 2). Que o vosso Coração esteja sempre aberto e o
Amor sempre presente na vossa vida.


Provérbios e dizeres dos Índios Americanos.

(extraídos do livro “The soul would have no rainbow if the eyes have no tears”

- Caminha levemente na primavera; a Mãe Terra está grávida. Tribo Kiowa

- Quando tiveres aprendido sobre o Amor, terás aprendido sobre Deus. Tribo Fox

- Satisfas-te com necessidades em vez de desejos. Tribo Tenton Sioux (Lakota)

- Trabalhem muito, mantenham as cerimónias, vivam em paz e unam os vossos corações. T. Hopi

- Ama a ti mesmo, sai de ti mesmo e age: Foca-te na solução; vive em paz. . Sioux

- Não caminhes atrás de mim; posso não ser um lider.

Não caminhes á minha frente; posso não ser um seguidor.

Caminha ao meu lado para que possamos ser Um. Ute

- Um “toma isto” é melhor do que dois “eu darei”. Ogdala Sioux

- Tudo o que o Poder faz, faz em circulos. Lakota

- Os nossos prazeres são superficiais; os nossos lamentos profundos. Cheyenne

- Fui até ao fim da terra; fui até ao fim das águas; fui até ao fim dos céus, fui até ao fim das montanhas; não encontrei nada que não fosse meu amigo. Navaho

- Tem só o que precisas e deixa a terra como a encontraste. Arapaho

- Já não chega gritar por paz: temos de agir em paz, viver a paz e viver em paz. Shenandoah

- Depois de escurecer todos os gatos são leopardos. Zuni

- Um inimigo é demasiado e centenas de amigos, muito pouco. Hopi

- Faz perguntas com o coração e terás respostas do Coração. Omaha

- A vida é tanto dar como receber. Mohawk

- Paz interior e Amor são os maiores presentes de Deus. Tenton Sioux

- Esforça-te para seres uma pessoa que nunca está ausente de um acto importante. Osage

- O desejar não pode trazer a glória do Outono nem acabar mais cedo com o Inverno. Kiowa

-Não apontes só o caminho, mas caminha à frente. Sioux

- Um estomago vazio faz uma prece curta. Paiute

- Todos os que morreram são iguais. Comanche

- Alguns são espertos mas não são sábios. Shoshone

- O homem branco tem muitos chefes. Nez Perce

- Ouve a voz da Natureza; ela contêm tesouros para ti. Huron

- Sê gentil com tudo o que vive. Omaha

- Não há segredos. Não há mistério. Há apenas senso comum. Onondaga