sexta-feira, 9 de maio de 2008

Dos Mestres

Tenho andado tão fascinada com as pessoas e organizações que descobri nas últimas semanas, que até me esqueci que tenho um título “dos mestres”. Tenho aprendido e tenho-me sentido tão inspirada por pessoas “comuns” que nem me lembro desses seres excepcionais que são os Gurus. Assim, e mais uma vez, não tenho nenhum Mestre em especial para este mês, mas descobri algumas frases que gosto.

Antes de as escrever quero dar os nomes de alguns sites que foram criados nestas semanas ou que descobri e de que gostei muito.

www.shiftingages.org (tribos da Guatemala)
www.hansraj-maharajji.org (Mestres da linhagem Sacha)
www.strawbelehouses.org.uk (casas de palha)
e em português
www.segredosdahorta.blogspot.com
www.semeartenoporto.blogspot.com
www.patavermelha.com
www.casadahorta.pegada.net
www.ecompanhamento.org
www.polegarverde.blogspot.com




--------------------------------------

Aquele que sabe o que é o suficiente, terá sempre o suficiente.
Lao Tzu

Eu sou a terra,
Os meus olhos são o céu;
As minhas pernas são as árvores.
Eu não estou aqui para controlar a Natureza:
Eu sou a Natureza.
Tribo Hopi

Para onde quer que vá, não vou para lugar nenhum.
DaTerra

Enquanto os homens massacrarem os animais, eles se matarão entre si.
Aquele que semeia a morte e o sofrimento, não pode colher a Alegria e o Amor.
Pitágoras

Não procures pela Verdade; apenas pára de alimentar opiniões
Seng Ts’na

Onde falta a essência tem de prevalecer a aparência
(não me lembro de quem é isto)

A vossa religião foi escrita em pedra;
A nossa nos nossos corações.
Chefe Seatle

Percebe que tudo o que está a acontecer é para ti, não contra ti.
Shantimayi

Uma pessoa santa é capaz de tolerar todos os tipos de circunstâncias miseráveis e uma pessoa de sabedoria é capaz de cumprir os seus deveres sem esperar que as circunstâncias sejam favoráveis.
Srimad Bhagavatan

Se puderes entender a tua divindade interior, terás entendido a vida
Osho

Não vales pelo que tens; vales pelo que podes dar.
Mauro Mota

Quando um homem tem força de vontade, os deuses dão uma ajuda
Ésquilo

Quando aqueles que não são verdadeiros consigo mesmos tentam escolher entre o certo e o errado é como se saíssem hoje para Yveh e chegassem ontem
Chuang Tzu

As únicas desgraças completas são as desgraças com as quais nada aprendemos
W. Hocking

Sucesso é ter o que se quer;
Felicidade é querer o que se tem.
(?)

De dois males…. não escolhas nenhum
C. Spurgeon

Ninguêm pode fazer com que te sintas inferior sem o teu consentimento
Eleanor Roosevelt

Nada está sempre errado; até um relógio parado está certo duas vezes ao dia.
(?)

Em vez de amar os teus inimigos…trata os teus amigos um pouco melhor
(?)

Nenhum homem é uma ilha, completo em si mesmo. Todo o homem é um pedaço do continente, uma parte do todo. A morte de qualquer pessoa diminui-me de alguma forma porque estou envolvido na humanidade. Nunca perguntes pois, por quem os sinos dobram: eles dobram por ti
John Bonne

Uma dos artifícios que o demónio usa para pôr os homens no caminho do mal, é dar nomes desprezíveis a certas virtudes eternas e, assim, encher as almas fracas com o tolo medo de passarem por antiquadas se as exibirem
Pascal

Cada um pensa em mudar a humanidade mas nenhum pensa em mudar-se a si mesmo
Tolstoi

A boca do cego recita; o sábio pratica
Houei-Neng, o sexto patriarca do Chan (Zen)

Se o vosso olhar for simples, todo o vosso corpo ficará na luz
Lucas, XI, 34

Um erro não se converte em verdade em razão da sua propagação se multiplicar,
Nem uma verdade se converte em erro, só porque ninguém a vê
Mahatma Gandhi

Age sempre de tal maneira que a máxima da tua acção possa ser erigida como regra universal
Kant

O quê? Poderemos saber qual é a arte que torna melhor cada um de nós, ignorando o que somos nós mesmos? Tal não é possível (…). Enquanto não nos conhecermos a nós mesmos e não formos sábios, poderemos saber o que é que nos pertence de bom e de mau?
Sócrates (nada de confusões……)

Para ser grande, sê inteiro.
Nada teu exagera ou exclui
Sê todo em cada coisa, pôe quanto és no mínimo que fazes.
Assim, em cada lago a lua toda brilha porque alta vive.
Ricardo reis